O Camões-Centro de Língua Portuguesa em Goa foi criado e inaugurado a 10 de junho de 2000 nas instalações do Consulado de Portugal no Edifício LIC, Patto Plaza, em Panjim, com o objetivo imediato de organizar exposições, festivais de cinema, conferências, seminários e outras actividades no âmbito do diálogo intercultural entre Portugal e a Índia. Inicialmente a funcionar nas instalações do Consulado Geral de Portugal, o IT mudou-se mais tarde para o coração de Panjim, na Agva House, Dr. Dada Vaidya Road, em dezembro de 2005. No dia 11 de janeiro de 2017, as actuais instalações, com vista para o rio Mandovi, foram inauguradas por Sua Excelência o Primeiro-Ministro de Portugal, António Costa.

A delegação local do Camões promove exposições, festivais de cinema, conferências, seminários e outras actividades no âmbito do diálogo intercultural entre Portugal e a Índia. As suas actividades culturais visam a difusão da cultura portuguesa e dos diferentes aspectos sociais e culturais dos Países de Língua Portuguesa. O Camões-CLP pretende igualmente apoiar e participar ativamente em tarefas e projectos no âmbito do ensino da Língua Portuguesa e da formação de professores de Português Língua Estrangeira. Neste sentido, o CLP-Camões está já a colaborar com o Departamento de Português da Universidade de Goa e com o CLCP do Chowgule College, Margão.O Prof. Delfim Correia da Silva é o diretor do CLP e Leitor do Camões na Universidade de Goa.

O principal objetivo do Camões-CLP é o ensino do Português como Língua Estrangeira. O Camões-CLP colabora através de protocolos de cooperação e parcerias com instituições de ensino locais e, pontualmente, com outras localizadas em estados vizinhos.

Os cursos regulares decorrem em horário pós-laboral, para responder à disponibilidade do público em geral, profissionais que necessitam de dominar a língua, como advogados, notários, tradutores, agentes turísticos, arquitectos, empresários, mas também estudantes e investigadores. Desde 2009, os cursos seguem o QECR e, mais recentemente, o Quadro Camões e estão abertos a todos os alunos com 16 anos ou mais. Embora não seja uma prioridade, a pedido, são oferecidos cursos para estudantes mais jovens, normalmente com uma duração mais curta.

Desde março de 2020, devido à pandemia de covid-19, têm vindo a oferecer, com grande sucesso, cursos à distância através de sessões assíncronas e síncronas com recurso à plataforma Zoom, materiais atualizados, ferramentas e equipamentos que permitem mitigar o "contacto afetivo" tão importante para o sucesso do ensino e aprendizagem de PLE.

CURSOS DE ENSINO À DISTÂNCIA NO CLP-CAMÕES

Os CURSOS DE LÍNGUA PORTUGUESA ONLINE têm sido um grande sucesso desde junho de 2020. Os seus professores experientes e bem qualificados orientam o auto-estudo dos alunos, disponibilizando-lhes tutoriais e materiais audiovisuais, utilizando as melhores ferramentas online e equipamentos avançados disponíveis para o processo de ensino-aprendizagem à distância.

Para níveis mais elevados o Camões-CLP recomenda a inscrição nos Cursos Online de Auto-aprendizagem, Básico e Premium oferecidos pelo Camões, I.P. (Portugal):
https://www.instituto-camoes.pt/activity/servicos-online/ensino-a-distancia

LAPE

CAPLE - ULisboa

http://caple.letras.ulisboa.pt

Exames para trabalhar, estudar e viver em português.

Para além dos cursos de Língua e Cultura Portuguesas, nos níveis A1, A2, B1 e B2, ajustados ao Quadro Europeu Comum de Referência, desde a sua criação em 2000, o Camões-CLP tem realizado dezenas de Exames Internacionais de Certificação de Português Língua Estrangeira, em julho e novembro. Em 2015, o CLP passou a designar-se LAPE (Local de Aplicação e Promoção de Exames), na sequência da assinatura de um Protocolo entre o Consulado Geral de Portugal em Goa e o CAPLE-FLUL.

PROGRAMA DE FORMAÇÃO DE PROFESSORES

O Camões-CLP em Goa tem como objetivo promover formas adequadas de implementação ou desenvolvimento de Estudos da Língua Portuguesa e das Culturas Lusófonas, em estreita colaboração com o Departamento de Português da Universidade de Goa e o Centro de Língua e Cultura Portuguesa do Chowgule College.

O Camões-CLP promove e apoia projectos universitários na área da formação de professores de PLE (Português Língua Estrangeira).

O Camões-CLP tem desenvolvido parcerias neste domínio com o Departamento de Português da Universidade de Goa, o Goa Board of Secondary and Higher Secondary Education e, mais recentemente, com a Fundação Oriente.

WORKSHOPS PARA PROFESSORES DE PORTUGUÊS EM GOA

O CLP tem realizado anualmente, sobretudo desde a sua mudança para a Agva House, em 2005, vários workshops e sessões de formação para professores de português em Goa, com o objetivo de desenvolver as competências linguísticas e pedagógicas dos professores do ensino secundário e superior, em temas e áreas relacionadas com a produção de materiais didácticos e instrumentos de avaliação, planificação e metodologias, utilização de audiovisuais e de novas ferramentas tecnológicas na sala de aula de PLE, etc.

INVESTIGAÇÃO

O Camões-CLP visa promover e apoiar projectos de investigação na área da Língua, História, Literatura ou Culturas dos Países de Língua Portuguesa (Lusófonos) em geral, no âmbito dos objectivos definidos pelo Camões, I.P.;
O Camões-CLP apoia ainda professores, estudantes e especialistas em geral nos seus projectos de estudo e investigação, através dos recursos humanos, técnicos e materiais disponibilizados pelo Camões-CLP em Goa;

COLABORAÇÕES

O Camões-CLP é um espaço de apoio logístico ao ensino, à aprendizagem e à investigação, bem como de reforço da expressão cultural portuguesa. Criado em parceria com universidades e organizações internacionais, o nosso centro está integrado em bibliotecas, arquivos de música e vídeo e equipamentos informáticos e multimédia. Estes equipamentos contribuem para a aprendizagem através da literatura, da língua e da cultura.

O Camões-CLP é um dos centros que representa a rede do Camões, Instituto da Cooperação e da Língua, I.P., em Lisboa. A rede Camões na Índia inclui ainda o Centro Cultural Português na Embaixada de Portugal em Nova Deli, a cátedra na Universidade de Goa e a cátedra e cadeira Joaquim Heliodoro da Cunha Rivara na Universidade de Goa. 

Através da assinatura de outros Protocolos de Cooperação, o Camões-CLP continua a trabalhar em estreita colaboração com o Colégio Parvatibai Chowgule, em Margão (desde 2008), estando em preparação a renovação do PC com o Colégio de S. Xavier, em Mapuçá. Em 6 de novembro de 2023, foi assinado um novo Protocolo de Cooperação com a Shivaji University, em Kolhapur.

  • Partilhe